Na próxima quinta-feira, dia 29 de janeiro, a Praça Municipal será um dos palcos das comemorações do Dia Nacional da Visibilidade de Travestis, data fixada pela Diretoria da Articulação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), em parceria com a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), no intuito de lembrar a luta desta comunidade pela garantia de direitos e respeito em todo o país. Em frente ao Elevador Lacerda, será estendida uma lona para que transeuntes se manifestem escrevendo mensagens sobre as travestis em sua cidade. As comemorações contarão com a presença e apoio da vereadora Leo Kret do Brasil (PR), primeira transexual eleita na história política da Bahia, que reunirá imprensa e manifestantes.
Para o dia, estão programadas exposições e manifestações no centro histórico de Salvador, a exemplo da exposição "TRANS Registros de um redesenho mútuo", que conta com fotografias de Carol Barreto. A mostra é composta de fotos de travestis da Associação dos Travestis de Salvador (ATRAS). O espaço também recebe a mostra "Sou Glamour", com fotos de Marianne Greber, fotógrafa austríaca que clicou as Trans da ATRAS em vários momentos, resultando em uma publicação de um livro com o mesmo título. As exposições acontecem no pátio da Prefeitura.
Trajetória – Desde 29 de janeiro de 2004, a ANTRA comemora a data, através das suas afiliadas, como o dia da visibilidade de travestis. Naquele dia, deu-se início à Campanha Nacional “Travesti e Respeito já está na hora dos dois serem vistos juntos: em casa, na boate, na escola, no trabalho, na vida”, quando 27 trans entraram no Congresso em Brasília para lançar a luta em todo o território nacional. A partir daí, as 52 organizações afiliadas da ANTRA saem às ruas para reivindicar, comemorar e cobrar. Essa iniciativa foi executada pela primeira vez pelo Grupo Identidade de Campinas. Este ano, a Campanha terá ações em todos os estados, além de contar com outros parceiros governamentais e não governamentais. Em 2008, a ANTRA foi recebida em audiência na cidade de Brasília pelo Ministro da Saúde, José Temporão, quando foi entregue documento com várias reivindicações desse movimento.
Para esse ano, a ANTRA inicia campanha nacional em prol da criação de portarias que aceitem a adoção dos nomes sociais de travestis e transexuais no âmbito e convívio escolar, iniciativa já adotada pioneiramente pelo estado do Pará. A Bahia também está em sintonia com esta iniciativa. As Associações nacionais, em conjunto com as regionais, já encaminharam ao Conselho Estadual de Educação ofício requerindo esta ação, com base em deliberações definidas na última Conferência Nacional LGBT, realizada em junho de 2008.
Leo Kret – Como uma de suas principais linhas de ações, o mandato da vereadora Leo Kret do Brasil (PR), Direitos Iguais: nem menos, nem mais!, levará para a Câmara iniciativas dos Movimentos Sociais ligados à luta LGBT no intuito de garantir a visibilidade desta parcela da população e garantia do respeito a suas demandas. “Acredito que precisamos ter em nosso plano um canal aberto com todas as ações que visem à garantia destes direitos. O Dia Nacional da Visibilidade de Travestis é uma data que não pode ser esquecida pelo poder público nem pela população”, afirma a vereadora.